LUXAMIGO
LUXAMIGO
Após teres feito o teu registo/login no forum deves dar início a tua "Apresentação", onde deve constar o teu verdadeiro nome, a tua idade e local onde moras.
Para isso clicas no forum "Apresentação" e clicas em "new topic", de seguida dás início ao titulo da tua mensagem (ex: Apresentação Unycorn) depois escreves a tua mensagem com os teus dados, por fim e por baixo da tua mensagem so precisas clicar em "ENVIAR".
Obrigado

LUXAMIGO


 
InícioRegistrar-seConectar-se
cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Compartilhe | 
 

 ORIENTAÇÃO

Ir em baixo 
AutorMensagem
enail
Mestre
Mestre
avatar

Mensagens : 197
Reputação : 53
Data de inscrição : 13/03/2010
Idade : 33
Localização : Troisvierges/Luxembourg

MensagemAssunto: ORIENTAÇÃO   Sab Abr 10, 2010 12:10 am

ORIENTAÇÃO - DESPORTO PARA TODA A VIDA

A Orientação é um Desporto recente em Portugal, mas tem já 100 anos de existência enquanto desporto organizado.



Com efeito, terá sido em Bergen - Noruega , no ano de 1897, que se organizou a primeira actividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia. A maior prova do mundo realiza-se anualmente na Suécia, "5 dias da Suécia", com um número record de 25 000 participantes.



A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.



Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação electrónica (e/ou um pequeno picotador). Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controlo) o praticante comprova a passagem por cada ponto.



A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!



A Orientação é praticada, em Portugal, nas seguintes disciplinas diferentes: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Corridas de Aventura e Trail Orienteering, este último prioritariamente para deficientes motores. Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, etc.. As provas de Orientação são regra geral realizadas durante o dia. Contudo, há também provas nocturnas com grande adesão de participantes.

Os mapas de Orientação são elaborados de acordo com as normas internacionais da modalidade. Para a competição, os mapas usados são normalmente com escalas de 1/10 000 ou 1/15 000, usando-se, contudo, escalas maiores, entre 1/2 000 e 1/5 000, para actividades de iniciação e / ou promoção.



O terreno "tradicional" para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, ter floresta limpa e pouca vegetação rasteira. No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa dessa área. As provas em parques / jardins e mesmo em áreas urbanas das cidades são cada vez em maior número e com grande adesão.










Voltar ao Topo Ir em baixo
Unycorn
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 290
Reputação : 67
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 43
Localização : Eselborn-Luxemburgo

MensagemAssunto: Re: ORIENTAÇÃO   Seg Abr 12, 2010 2:33 pm

bom topico

sim posso comprovar isso mesmo, e cada vez mais existem pessoas de todas a idades a praticar em portugal, muitas vezes estavamos a meio dos nossos jogos de airsoft e interrompíamos o jogo para deixar passar esses grupos de orientação.
tambem ja fizemos jogos em que tivemos de usar a orientação para podermos chegar a certos objectivos (tipo acampamentos inimigos).

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://luxamigo.forumeiros.com
Wild
Expert
Expert
avatar

Mensagens : 205
Reputação : 76
Data de inscrição : 13/03/2010
Idade : 45
Localização : Eselborn - Luxemburgo

MensagemAssunto: Re: ORIENTAÇÃO   Seg Abr 12, 2010 3:59 pm

Olha que coisa porreira para se fazer Very Happy
Este tipo de desporto não requer grande capacidade fisica, mas sim uma boa dose de vontade de alcançar o objectivo Wink
Qualquer um pode fazê-lo e até mesmo em familia, o que se torna mais divertido ainda, dá para todas as idades, desde os 8 aos 80 Wink
É uma das coisas que podemos em fazer em grupo, mais agora que o bom tempo se avizinha Very Happy
Bem lembrado enail Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: ORIENTAÇÃO   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ORIENTAÇÃO
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ♦ Trama - Sonhos da primavera perdida (Orientações e inscrição)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
LUXAMIGO :: DESPORTO :: Desportos radicais-
Ir para: